O Grafite

Publicado: 9 de junho de 2015 em Arte Urbana

A Zona Norte de São Paulo, desde os anos de 80, é considerada o berço do grafite paulistano.
A Arte do Grafite é uma manifestação artística uma linguagem popular, onde os apreciadores podem debater sobre o temas ou admirar a beleza estética, em meio a vida nos grandes centros urbanos.
Sua popularização aconteceu na década de 70, em alguns bairros da cidade de Nova York. O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
Sua presença espalhada por diversos lugares da cidade, e de alguma forma, consegue atrair a atenção de muitas pessoas que por eles passam.O Graffiti é o estilo que o ser humano incorpora para enfrentar as barreiras em seu cotidiano
Atualmente os artistas do grafite são convidados para participar de projetos que visam embelezar as cidades. São poucos, mas existem moradores que apoiam essa maneira de comunicação visual e cedem os muros de suas casas para que os grafiteiros desenvolvam sua arte e mostrem para a sociedade sua maneira de expressão e comunicação.
De maneira geral, a arte urbana não agrada a todos os gostos. Mas é unânime a opinião de que São Paulo é uma cidade cinza, e o grafite insere cor a esse cenário.
São Paulo adotou, em janeiro de 2007, a Lei Cidade Limpa, durante a gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), proibindo a propaganda em outdoors e em imóveis públicos e privados. Já em relação aos grafites, ainda não houve um acordo entre artistas e o poder público.

Autora: Angelica H. Guedes

Segue algumas imagens de alguns dos inúmeros grafites espalhados pela cidade de São Paulo.

Abaixo fonte das Fotos:

http://betoubrig.blogspot.com.br/p/historia-e-definicoes_21.html
http://explorasampa.com/grafite-em-sao-paulo-o-legado-artistico-da-cidade/
http://artesurbanasnet.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s